O lançamento do livro “HGV – Um marco na saúde do Piauí”, do jornalista Zózimo Tavares, reuniu autoridades, profissionais de saúde, funcionários do hospital e outros convidados na manhã desta sexta-feira, 27/05.
O ato foi realizado no auditório do Hospital Getúlio Vargas e, segundo o seu diretor, Osvaldo Mendes, marcou o encerramento das comemorações dos 80 anos de inauguração do HGV, ocorrida em 3 de maio de 1941.
Presenças
Além dos secretários de Governo, Antônio Neto, e de Saúde, Neris Júnior, participaram do evento o presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Ítalo Rodrigues, e o reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes.
Também estiveram presentes familiares do médico e governador Leônidas Melo, idealizador e construtor do HGV; ex-diretores do hospital, o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, acadêmicos de medicina e o deputado estadual Pablo Santos, autor da emenda parlamentar que viabilizou a publicação da obra, executada através da Secretaria Estadual de Cultura e publicada pela Bienal Editora.
A família de Leônidas Melo foi representada pela filha, professora Socorro Melo, e por netos e bisnetos, dentre eles o pequeno Bernardo, de apenas 8 anos.
Os professores Felipe Mendes e Plínio Macêdo, membros da Academia Piauiense de Letras, também se fizeram presentes.
Piauí grande
A apresentação do livro foi feita pelo médico Luiz Ayrton Santos Júnior, professor de História da Medicina na FACIME/Universidade Estadual do Piauí e membro da Academia Piauiense de Letras e da Academia de Medicina do Piauí.
Segundo Zózimo Tavares, o livro nasceu da curiosidade que todos temos pelas coisas grandiosas do Piauí. “E o HGV é uma delas. Até o início dos anos 1970, foi a maior obra pública do Estado, só perdendo esta posição após a construção da usina hidrelétrica de Boa Esperança”, observou.
O secretário Antônio Neto parabenizou o jornalista Zózimo Tavares pela obra e destacou que ela será um legado importante para a história da medicina do Piauí e para a história do nosso Estado.
O secretário de Saúde, Neris Junior, também destacou a importância do livro pelo resgate que faz da história do maior hospital do Piauí.