O escritor moçambicano Mia Couto recebeu da coordenação do Salão do Livro do Piauí (Salipi) um exemplar do livro “Carnaúba – uma riqueza do Piauí”, do jornalista Zózimo Tavares.
Além de jornalista, o escritor é biólogo e demonstrou interesse pela palmeira, que é a árvore-símbolo do Piauí.
O livro recebeu o Prêmio Maria da Inglaterra, da Secretaria Estadual de Cultura/Lei Aldir Blanc, e foi publicado no ano passado, em edição bilíngue (português e inglês), pela Bienal Editora.
Palestra no Salipi
Mia Couto veio pela primeira vez ao Piauí, e proferiu no sábado à noite a palestra “O mapeador de ausências”, como parte da programação oficial do 25º Seminário Língua Viva e do 20º Salipi.
A palestra, realizada no Cine Teatro da UFPI, foi mediada pelos escritores Salgado Maranhão e Cineas Santos.
O escritor é natural de Moçambique, na África. É considerado um dos maiores expoentes da literatura africana de Língua Portuguesa.
Já ganhou inúmeras distinções literárias, entre elas o Prêmio Camões de 2013.
Sua obra mais conhecida é o romance “Terra Sonâmbula”, publicado em 1992. O resgate da tradição e a busca da identidade nacional são características marcantes de suas obras.
A 20ª edição do Salipi começou na sexta-feira passada (03/06) e prossegue até o próximo domingo (12), no Espaço Cultural Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí.