O Cine Teatro Oeiras lotou no lançamento do livro Bacia do Canindé, do médico e ex-governador Wilson Martins.
O lançamento da obra na Primeira Capital ocorreu na quinta-feira à noite (21/03), como parte da programação cultural da Semana Santa em Oeiras.
Desde o início da semana, as ruas dos quatro cantos do Centro Histórico abrem espaço para diversas manifestações de fé e religiosidade únicas da cidade.
O programa de atividades culturais segue até 31 de março.
O lançamento
O lançamento do livro foi precedido pela apresentação da Orquestra Bandolins de Oeiras, executando peças oficiais, sacras e populares.
A apresentação da obra foi feita pelo secretário municipal de Cultura de Oeiras, Júnior Viana.
O jornalista e acadêmico Zózimo Tavares, diretor da Bienal Editora, responsável pela publicação do livro, também fez uso da palavra.
Wilson Martins falou do principal objetivo do livro, que é mostrar uma riqueza natural do Piauí, a bacia do Canindé, e de sua emoção de lançar a obra na cidade.
Oeiras é um dos 89 municípios que integram a Bacia do Rio Canindé, composta por 15 rios e 418 riachos.
Ao final, Wilson Martins recebeu homenagem do Instituto Histórico de Oeiras, através de sua presidente, professora Inácia Rodrigues, e iniciou sessão de autógrafos, encerrada perto da meia-noite.
Entre os presentes ao ato estavam o prefeito José Raimundo; o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Espedito Martins; a conselheira Lílian Martins (TCE-PI); o historiador e acadêmico Fonseca Neto, vice-presidente da Academia Piauiense de Letras e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí; e o presidente da Fundação Nogueira Tapety, Carlos Rubem.
Também se fizeram presentes o deputado estadual Bessah Sá; o ex-prefeito e ex-deputado federal B. Sá; o ex-deputado federal Tapety Júnior; os ex-deputados estaduais Rubem Martins e Mauro Tapety; parentes do autor, professores e outros convidados.
(Imagens: Douglas Ribeiro)