Um novo lançamento do livro HGV – Um marco na saúde do Piauí foi feito na sexta-feira (03/05), como parte do programa de comemorações dos 83 anos de inauguração do Hospital Getúlio Vargas.
O lançamento do livro, de autoria do jornalista Zózimo Tavares, ocorreu no auditório do HGV, com a presença do secretário de Saúde, Antônio Luiz; da diretora geral do hospital, Nirvânia Carvalho, e de outros convidados.
A professora Socorro Melo, filha do governador Leônidas de Castro Melo, idealizador e construtor do HGV, também se fez presente ao evento, representando a família.
A história do HGV
Foram exibidos três vídeos de um minuto cada: um produzido pela assessoria de comunicação do HGV, com uma síntese da história do hospital; e outros dois produzidos pela Bienal Editora, que publicou o livro.
Um desses vídeos relata a história do livro e outro registra um dos momentos cruciais da história do HGV, que foi o atendimento às vítimas do acidente ocorrido na inauguração do estádio Albertão, em 1973.
Com 178 páginas, o livro HGV – Um marco na saúde do Piauí foi publicado em 2022, no encerramento das comemorações dos 80 anos do hospital.
O livro pode ser adquirido nas livrarias Entrelivros e Universitária e diretamente no site da editora (bienaleditora.com.br) ou pelo WhatsApp 9559-5252.
O aniversário do hospital
O aniversário de 83 anos de funcionamento do HGV foi comemorado com missa, cerimônia de atualização da galeria de ex-diretores, apresentação do livro “HGV um Marco na Saúde do Piauí” e o descerramento da placa de Certificação Angels Awards da Unidade de AVC do hospital, inaugurada em 2023.
Inaugurado em 3 de maio de 1941, o HGV é referência em várias especialidades médicas. É também uma instituição de ensino, com dez residências médicas e uma residência multiprofissional.
São 384 leitos, com 350 atendimentos ambulatoriais e 50 cirurgias por dia, uma equipe de mais de 2.500 profissionais capacitados.
Professora Socorro Melo, filha de Leônidas Melo, faz uso da palavra na solenidade.
Secretário Antônio Luiz destaca importância do HGV e da necessidade de investimentos no hospital.
Professora Socorro Melo com o jornalista Zózimo Tavares.