Petrônio Portella no “Livro dos Heróis da Pátria”

Teresina-PI

Petrônio Portella/Imagem: Arquivo do Senado
Petrônio Portella/Imagem: Arquivo do Senado

Compartilhe!

A Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 5342/19, de autoria do deputado Flávio Nogueira (PT), que inclui o nome do ex-senador Petrônio Portella no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

A matéria já está no Senado e deverá ser apreciada depois do recesso legislativo.

A informação foi dada pelo parlamentar no lançamento de seu livro “A Rua Coelho de Resende”, que resgata a trajetória política e jornalística de Simplício Coelho de Resende (Piripiri, 1841 – Manaus, 1915), personalidade piauiense esquecida pela história.

O deputado Flávio Nogueira está animado quanto à aprovação de seu projeto no Senado.

Petrônio Portella entrou para a história como uma das figuras centrais do processo de redemocratização do Brasil, no encerramento do regime militar.

Ele presidiu o Senado e o Congresso Nacional em duas legislaturas (1971-1973 e 1977-1979).

Petrônio Portella morreu prematuramente em 1980, aos 54 anos, quando exercia o cargo de ministro da Justiça e coordenava o processo de abertura política.

A biografia do senador Petrônio Portella foi escrita pelo jornalista Zózimo Tavares, sob encomenda do Senado Federal, e publicada em 2010, através da Coleção “Grandes Vultos Que Honraram o Senado”.

Torquato Neto

Flávio Nogueira já aprovou também na Câmara dos Deputados e no Senado o PL 597/21, que declara as obras do poeta, compositor e cineasta piauiense Torquato Neto como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Depois de aprovado nas duas casas do Congresso, o projeto já foi transformado em lei.

Deputado Flávio Nogueira no lançamento do livro “A Rua Coelho de Resende”

Veja também