Esperantina prestigia lançamento da biografia de músico

Teresina-PI

Lançamento do livro "Doutor Sanfoneiro" em Esperantina/Imagens: Isael Castro
Lançamento do livro "Doutor Sanfoneiro" em Esperantina/Imagens: Isael Castro

Compartilhe!

O lançamento do livro Doutor Sanfoneiro: história e memória superlotou o plenário da Câmara Municipal de Esperantina – a 190 quilômetros de Teresina.

A obra traz a biografia de Bernardo Pereira de Sá, o primeiro sanfoneiro da cidade e da região dos cocais.

Aos 98 anos, com memória e lucidez perfeitas, o biografado participou do ato de lançamento e recebeu muitos cumprimentos.

O livro foi escrito pelo historiador Bernardo Pereira de Sá Filho, professor-doutor da Universidade Federal do Piauí, e publicado pela Bienal Editora.

O autor explicou o processo de feitura da obra e saudou várias pessoas cujas histórias de vida se confundem com a da cidade.

Também destacou a importância de se preservar a memória individual e coletiva como forma de preservar a identidade dos esperantinenses e a história da cidade.

Música no lançamento

O evento foi realizado no sábado (31/08) e presidido pelo secretário municipal de Educação, professor Valdemir Miranda, que fez a apresentação da obra.

A mesa de honra contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Esperantina, vereador Alfredo de Castro Filho; do autor, do biografado, do professor Bernardo Augusto, que prefaciou o livro, e do secretário municipal de Esporte e Cultura, Marlon Meireles, além do músico e advogado Carlos Alberto.

Prestigiaram ainda o lançamento o vereador Richardson, a senhora Emílio Rebelo, professora aposentada da UFPI; professora Dolores Franco (diretora da UNOPAR); médico José Sampaio; senhora Durvalina Sá, professores, estudantes, políticos, músicos, parentes do biografado e outros convidados.

A Bienal Editora foi representada no evento pelo professor Júlio César de Carvalho Gomes.

O lançamento foi animado por músicas de época, executadas pelo sanfoneiro Santo (filho do homenageado) e o violonista Domingos Santana.

A festa continuou com churrasco e feijoada na comunidade Fortaleza, a 4 quilômetros do centro da cidade.

(Imagens: Isael Castro)

Veja também