A Lagoa de Parnaguá, o maior lago natural do Brasil, com área de 72 quilômetros quadrados e 12 quilômetros de comprimento, é o tema central do novo romance do escritor Oton Lustosa.
Intitulada O Lago e a Urbe, a obra retrata a vida e as lendas que surgiram de dentro e em torno da grande lagoa, localizada no município de Parnaguá, um dos mais antigos do Piauí, situado a 800 quilômetros de Teresina, no Extremo-Sul do Estado.
Com 83 capítulos, distribuídos em 330 páginas, o romance sai pela Bienal Editora e será lançado na próxima semana.
Escritor meticuloso e inventivo, Oton Lustosa, filho das terras e das águas abundantes de Parnaguá, vale-se de acontecimento real e inédito para costurar sua narrativa ficcional nesse novo romance.
Para tanto, constrói personagens que, com suas ações e omissões, vigílias e sonhos, outra coisa não fizeram senão representar a realidade da vida, que ora é doçura, ora amargor.
O autor
Oton Lustosa é membro da Academia Piauiense de Letras e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Piauí.
Autor de Meia-vida (romance, 199; 2ª ed. 2026 e 3ª ed. 2024); O pescador de personagens (contos, 2000); Vozes da ribanceira (romance, 2003; 2ª. ed. 2023); e Em busca de uma rede na varanda (contos, 2022).

Capa do novo romance de Oton Lustosa/Imagem: Divulgação