O romance O Lago e a Urbe, do escritor e acadêmico Oton Lustosa, será lançado nesta sexta-feira (25/04) no município de Parnaguá, a 800 quilômetros de Teresina e terra natal do autor.
A sessão de lançamento da obra será realizada a partir das 17 horas, na Câmara Municipal, situada na Praça Marquês de Paranaguá, no Centro da cidade.
O evento conta com o apoio cultural da Prefeitura e da Câmara Municipal de Parnaguá.
A obra será lançada no sábado (26/04) no município de Corrente. O lançamento está marcado para as 19h, no Campus do IFPI, localizado no bairro nova Corrente.
A obra
O novo romance de Oton Lustosa tem como tema principal a seca da lagoa de Parnaguá, fato ocorrido em 2015. O fenômeno da natureza impactou toda a região do Extremo Sul do Piauí e muito particularmente a população parnaguaense.
Ao longo do enredo, alguns conflitos paralelos se sucedem, como a crítica agressiva e interesseira de Alzira às atitudes do pai, o protagonista, a quem acusa de não honrar a memória da esposa falecida e de malbaratar o patrimônio da família.
Também ganha destaque a resistência de Adamastor (o ambientalista) às iniciativas expansionistas do agronegócio que, embora possa gerar grandes receitas e promover o desenvolvimento regional, quase sempre causa degradação ao meio ambiente.
Ao encerrar a sua composição literária, o autor, em final aberto, deixa ao leitor a faculdade de refletir sobre: desenvolvimento, riqueza e preservação ambiental; costumes, inovações tecnológicas e consumismo; religiosidade, superstição, fé, amor, solidão, traumas individuais e sociais, dentre outros temas que, conforme as circunstâncias, engrandecem ou diminuem o ser humano.
O romance sai pela Bienal Editora.
