O governador Wellington Dias participou na noite de ontem (24/05) da live de lançamento do livro “Carnaúba, uma riqueza do Piauí”, realizada através dos canais digitais do Governo do Estado.
Wellington Dias instituiu a carnaúba como árvore-símbolo do Piauí em 2017 e, depois da leitura do livro do jornalista Zózimo Tavares, declarou: “É um trabalho importante. Recomendo a cada piauiense que adquira o livro para si e também para presentear alguém do Brasil ou do mundo inteiro, pois a obra é bilíngue, em português e inglês”.
Livro premiado
A apresentação da live foi do secretário de Cultural, jornalista e deputado estadual Fábio Novo. Ele informou que o livro foi contemplado pela Lei Aldir Blanc com o Prêmio Maria da Inglaterra.
Também destacou que, dos 1.400 projetos culturais premiados no Piauí, “Carnaúba” era o primeiro a ser executado. Ele falou ainda da importância da carnaúba, destacando que dela tudo se aproveita – da raiz às palhas.
Carnaúba na história
O presidente do Conselho Estadual de Cultura, jurista e acadêmico Nelson Nery Costa, apontou a relevância da carnaúba para a economia e para a cultura piauienses.
Ele disse que o ciclo extrativista, no qual a carnaúba se destacou, deu impulso à industrialização do Piauí.
O presidente do Conselho disse também que a carnaúba se faz presente na literatura piauiense desde o romance “Ataliba, o vaqueiro”, de Francisco Gil Castelo Branco, publicado em 1880.
Ele destacou ainda que uma das páginas mais trágicas e heroicas do Piauí, a Batalha do Jenipapo, ocorrida em 13 de março de 1823, teve como cenário os carnaubais de Campo Maior.
O jornalista Zózimo Tavares informou que a ideia do livro foi do governador Wellington Dias, que também idealizou a live de lançamento da obra. Ele disse que a carnaúba é um patrimônio natural, econômico, social e cultural do Piauí.
FICHA TÉCNICA:
Título: “Carnaúba, uma riqueza do Piauí” (Carnauba a wealth of Piaui)
Autor: Zózimo Tavares
ISBN: 978-85-67525-10-5
Páginas: 168
Formato: 20×20
Preço: R$100 (frete grátis para todo o Brasil)
Link de venda: www.benal.editora.com.br e WhatsApp: (86) 9 9559-5252