O Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais (NEPE) do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu suas atividades de 2025 com um debate sobre a obra Instituições Políticas Brasileiras , de Oliveira Vianna.
O livro, publicado em 1949, é uma análise das estruturas institucionais e da formação política do Brasil. Ela destaca as discrepâncias entre as normas legais e a realidade social do país.
Visões sobre a obra
O deputado federal Flávio Nogueira (PT) foi palestrante do evento, juntamente com o procurador do Estado Saul Ferreira, mestre em Direito.
Os palestrantes foram apresentados pelo professor-doutor e cientista político Cleber de Deus, coordenador do NEPE e expositor do evento, com mediação da advogada eleitoralista Sâmya Larissa Machado Rodrigues.
Para Flávio Nogueira, Oliveira Vianna deu uma contribuição significativa ao pensamento político brasileiro, embora seja um autor destinatário de muitas críticas, pelas suas posições conservadoras.
Saul Ferreira afirmou que, ao interpretar o Brasil, Vianna acertou no diagnóstico, mas errou na terapêutica, com sua proposta de estado centralizador.
O professor Cleber de Deus disse que é importante ler e discutir autores com visões diferentes sobre o Brasil.
Escola Judiciária
O primeiro evento do NEPE/UFPI de 2025 foi realizado ontem (28/03), no auditório da Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Piauí.
A escola é parceira do Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais.
Participaram do evento magistrados, servidores do Poder Judiciário, acadêmicos de Direito, alunos dos programas de pós-graduação e outros convidados.
História política
O deputado Flávio Nogueira, médico por formação, é um estudioso da política brasileira, nos períodos do Império e da República.
Ele publicou pela Bienal Editora, em 2004, o livro A Rua Coelho de Resende, sobre uma das personalidades piauienses que se destacaram na vida pública entre o fim do período colonial e início do republicano.
É autor também do livro Prosa Eletrônica – Apontamentos do Cotidiano, publicado em 2019.
(Imagens: Assessoria Dep. Flávio Nogueira)

Saul Ferreira, Flávio Nogueira, Cleber de Deus e Sâmya Rodrigues
