Doutor Viana: 60 anos de advocacia

Por: Assessoria

Teresina - PI

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Compartilhe!

Arnaldo Boson Paes
Doutor em Direito, professor universitário e Desembargador do TRT do Piauí.

Acadêmico de Direito, a partir de 1983 passei a frequentar regulamente os fóruns em Teresina. Gostava de acompanhar as sessões do Tribunal Popular do Júri, no Palácio da Justiça. Era a oportunidade para ver renomados advogados exibirem suas habilidades jurídicas e seduzirem o grande público com seus talentos da oratória.

Em muitos desses julgamentos, destacava-se a figura do advogado Luiz Gonzaga Soares Viana. Eram casos de grande repercussão, que ganhavam as páginas dos jornais e mobilizavam a opinião pública. Em um deles, o Doutor Viana assumiu a defesa de um corretor de Bolsa de Valores acusado da morte de um capitão da Polícia Militar e delegado especial no Piauí. O caso havia chegado ao Supremo Tribunal Federal, que concedera liberdade provisória ao acusado.

O processo ia ser julgado pelo Tribunal do Júri, presidido por um grande magistrado, meu professor. Eu estava lá. A defesa e a acusação reuniam quatro dos melhores advogados no Piauí, dois de cada lado. À frente da defesa estava o Doutor Viana. Atento a tudo e a todos, eu acompanhava com entusiasmo os longos, tensos e intensos debates.

Com sua luminosa inteligência, vasta cultura e brilhante oratória, o Doutor Viana conseguiu convencer os jurados de sua criativa tese de legítima defesa da honra, baseada na coação moral irresistível. O acusado seria então absolvido. Influenciado por aquele julgamento, desenvolvi o interesse pela advocacia criminal. Embora tenha advogado por pouco tempo, cheguei a atuar no Tribunal do Júri.

Anos depois, agora como servidor da Justiça Federal, conheci de perto o advogado que tanto me impressionara. Encarregado de realizar diligências, eu ia frequentemente ao seu escritório, na rua Álvaro Mendes, no prédio do banco Banorte. Nosso convívio se intensificou a partir de 1990, quando assumi a magistratura do trabalho. Passei a admirá-lo mais ainda, não só pelo seu brilho profissional, mas também por seu tratamento elegante e respeitoso.

Maranhense, o Doutor Viana chegou jovem ao Piauí. Formou-se em Direito, em 1964, é advogado desde 1965, presidiu a OAB do Piauí, foi advogado público, professor universitário e secretário de Estado. Cidadão honorário teresinense e piauiense, por sua longa e fecunda atuação a serviço do Direito e da Justiça, ele recebeu merecidamente as mais elevadas e honrosas homenagens das instituições do Piauí.

Sua luminosa e exemplar trajetória profissional está sendo contada no livro “A Voz do Sentimento”, que acaba de lançar, pela Nova Aliança, na celebração dos quase 90 anos de vida bem vivida, 60 deles dedicados à advocacia. Nas páginas da obra, encontramos os ingredientes para uma boa vida, lições para uma caminhada vitoriosa.

A receita parece simples. Ter amor pelo que se faz e pelas pessoas que nos cercam. Ter ideal para viver além e acima dos interesses pessoais. Fazer de si mesmo a pessoa que você pode e gostaria de ser. E, quando chegar a hora de as cortinas se fecharem, ter no coração a certeza de que, se preciso fosse, começaria tudo outra vez.

O livro do Doutor Viana reúne correspondências, homenagens, discursos, crônicas, palestras, entrevistas, reflexões, perfis. Nele desfilam familiares, amigos, advogados, magistrados, escritores, enfim, personalidades que cruzaram sua vida. Com leveza, amor e gratidão, a obra vai tecendo textos escritos pelo autor nos últimos 50 anos.

Da primeira à última página, refazendo passo a passo a trajetória de um cidadão generoso e advogado brilhante, seguimos as pistas que podem nos levar à concretização dos sonhos que todos almejamos: família amorosa, amigos queridos e realizações profissionais.

Nas memórias do grande jurista, está a enorme paixão pela advocacia, vista por ele como arte e política, ética e ação. Em seu livro “A Voz do Sentimento”, o Doutor Viana guarda silêncio eterno sobre as histórias fascinantes dos dramas humanos vividos nos processos que patrocinou. Ele o faz cumprindo o dever ético de preservar o sigilo profissional.

Mas nem por isso o livro deixa de trazer belas lições. Com seu gênio e talento, em prosa leve e agradável, em cada página o Doutor Viana vai nos ensinando a arte da vida e da advocacia. Para as novas gerações, conhecer sua trajetória, mergulhar em suas memórias, é compreender, como ele escreve, que “o mais importante para o homem é crer em si mesmo; sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo que aspira”.

Capa do livro do Doutor Viana/Imagem: Divulgação

Veja também