Os conflitos sobre os limites do Piauí com o Ceará estão entre os assuntos abordados no livro Bacia do Canindé, que será lançado neste sábado (09/03) pelo médico e ex-governador Wilson Martins.
Foi Wilson Martins que, como governador, ajuizou no Supremo Tribunal Federal a ação pedindo uma decisão mostrando a quem pertence a área em conflito, compreendendo quase 3.000 quilômetros quadrados.
A ação foi ajuizada em 2011, após o acirramento dos ânimos entre os dois Estados, diante de uma pesquisa do IBGE indicando que a maioria dos domicílios da área está em território cearense.
O Supremo designou o Exército brasileiro para produzir estudo sobre a divisa entre os dois Estados e deve julgar a ação até o final deste semestre.
No livro, Wilson Martins relata em 20 páginas (55 a 75) toda a história sobre o conflito, informando que o início dela remonta a 1535. A obra atualiza as informações sobre o assunto.
O livro Bacia do Canindé foi publicado pela Bienal Editora e será lançado neste sábado a partir das 18h, no Centro Cultural SESC Cajuína.
Capa do livro Bacia do Canindé/Reprodução