O livro Bacia do Canindé, de autoria do médico, professor e ex-governador Wilson Martins, será lançado no próximo sábado (09/03), às 18h, no Salão Nobre Nerina Castelo Branco, no Centro Cultural SESC Cajuína, bairro dos Noivos, em Teresina.
Em quase 500 páginas, o livro descreve em minúcias a maior das nove sub-bacias que compõem a Bacia do Rio Parnaíba.
Como mostra a obra, a Bacia do Canindé é composta por 15 rios e 418 riachos, cobrindo 89 municípios do Sul do Piauí, todos relacionados no livro.
A obra é ilustrada por imagens, mapas e infográficos e se baseia em vasta bibliografia sobre o tema, bem como em pesquisas de campo realizadas pelo autor ao longo de vários anos de estudo.
O livro sai pela Bienal Editora, com prefácio do ministro Wellington Dias e apresentação do jornalista Zózimo Tavares, ambos da Academia Piauiense de Letras.
O autor
Wilson Nunes Martins nasceu em Santa Cruz do Piauí, no Vale do Canindé, em 1953. É médico e professor aposentado de neurologia na Universidade Federal do Piauí.
Foi também neurocirurgião do Hospital Getúlio Vargas e presidiu a Associação Piauiense de Medicina, no período de 1991 a 1993.
A seguir, exerceu os cargos de presidente da Fundação Municipal de Saúde e secretário municipal de Saúde de Teresina.
Elegeu-se deputado estadual em 1994, reelegendo-se nas legislaturas seguintes, até ser eleito vice-governador, em 2006.
Exerceu dois mandatos de governador do Piauí, entre 2010 e 2014.
Ele escreveu o livro Bacia do Canindé durante o período da Pandemia da Covid-19, depois de anos de pesquisas sobre o tema.
Capa do livro de Wilson Martins.
O autor entrega exemplar de seu livro ao vice-governador Themístocles Filho.